Página Inicial

sábado, 29 de maio de 2010

Doutrinas que a igreja precisa mais praticar e aprender... (eu faço parte da igreja)


"Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro". 1 João 3:21.

"Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" João 14:26.

Queridos amigos, tenho observado que a igreja evangélica tem esquecido ou não tem abraçado dois ensinamentos: sobre a Graça e a Regeneração. Antes de mais nada, citei dois versículos e não quero "provar" algo por mostrar apenas estes dois versículos, pois todo texto sem contexto é apenas um pretexto. Eu posso listar inúmeros versículos sobre os ensinamentos que vou compartilhar convosco, ou então, é só ler o capítulo todo onde faço referência.

Graça? Favor imerecido. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." Efésios 2:8.

Ao que interessa, vamos refletir um pouco sobre o primeiro versículo citado da primeira epístola de João, João nos mostra que amamos o Pai, porque o Pai nos amou primeiro, este já é um ponto importante sobre a Graça, então Deus não começou a te amar porque você demonstrou amor a Ele, NÃO! Absolutamente não! Ele te ama antes mesmo de você O encontrar. No próprio capítulo 4 da primeira epístola de João, você vai conseguir entender o quanto Deus é amor. Então façamos a vontade dEle, trabalhamos para Ele, sofremos por Ele, alegrai-vos (sempre) por Ele, mas não para conquistar o amor dEle ou para Ele começar a te amar... façamos tudo isso, simplesmnte por que Ele nos ama, antes mesmo de qualquer atitude nossa em relação a Ele. Gente! Isso é a GRAÇA! Através de Jesus Cristo, Deus demonstra sua Graça e com imenso amor. Um amor que eu não mereço, você não merece, nenhum ser humano merece... Receba de graça a graça! "Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra." Romanos 11:6

Então irmãos, tudo que sou, tudo que tenho, tudo que você é, tudo que você tem, é apenas pela Graça de Deus, não merecemos nada, mas a Graça preenche todos os momentos das nossas vidas. Deus não vai te conceder algo só por que você se acha "bonzinho", mas porque Ele te ama.

Trocando em miúdos: Obedeça a Deus, faça a Sua vontade, trabalhe para Ele, viva para Ele, não para conquistá-lo ou obter salvação (esta só é concedida para todo aquele que crê e se arrepende), mas porque você é amado por Ele e na mesma medida te concedeu salvação, através de seu Filho, Jesus Cristo.


vídeo postado no canal VoltemosAoEvangelho no youtube.

E a Regeneração? O que tem haver com Graça? A regeneração na vida de qualquer ser humano vem da Graça de Deus.

Vamos refletir sobre o evangelho de João no capítulo 14 e verso 26, o que entendemos? Jesus nos mostra que o Espírito Santo ENSINA todas as coisas, portanto Ele que dar sabedoria para aprendermos o Evangelho, de discernir, de como viver em um mundo que jaz no maligno, de conhecer mais o próprio Deus. Logo em seguida, o verso diz: "...e vos fará LEMBRAR de tudo...". Tudo o que o Senhor Jesus ensinou, o Espírito Santo te faz lembrar. De como viver uma vida santa, de continuar sendo o sal da terra e a luz do mundo, te faz lembra que algo que estais preste a cometer, é pecado. Foi o próprio Espírito Santo que te conveceu do pecado, e Ele que vai te convencer um dia, caso ainda não reconheces que você é um pecador e precisa de um Salvador.

Portanto, não é um "decisionismo" humano que faz o mudar de hábito, conduta, moral, etc... mas o Espirito Santo que o transforma. Não adianta eu falar (por impulso próprio, sem ser pelo Espírito Santo) para uma pessoa: deixe de fazer aquilo ou isto porque é errado, se o Espírito Santo não operar na vida daquela pessoa, a mesma não vai ser transformada nunca. O Espírito Santo convence, ensina e sempre vai te fazer lembrar do que Cristo nos ensinou: amar Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Que cada dia abraçamos a Graça de Deus e que o Espírito Santo nos regenere, nos moldando a imagem de Cristo. Amém!

Em Cristo, que nos ama profundamente, eternamente, intensamente e incodicionalmente...

Para refletir mais:
Creia no Evangelho e se arrependa dos seus pecados!
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." Efésios 2:8

2 comentários:

  1. Cara, gostei do seu Blog ou melhor gostei do conteúdo que você expressa nele. Parabéns.
    Aleksandro

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita Aleksandro!

    Que Deus o abençõe!

    Em Cristo,

    Ray Henrique.

    ResponderExcluir

Comentar é uma maneira de interagir com as pessoas. Fique a vontade!